James Lopes
Eudejames Lopes Caldas, conhecido artisticamente como James Lopes. Nascido em São Luis-MA, em 12 de agosto de 1990. Convidado a participar das montagens e operar a iluminação dos espetáculos da Cia Miramundo Produções Culturais em 2014 nos espetáculos Palita no Trapézio e Piquenique, obtendo ótimos resultados e seguindo até os dias atuais, assumindo a função de Iluminador.
Formou-se na Universidade Federal do Maranhão – UFMA no curso superior de Licenciatura em Teatro, com sua pesquisa de monografia analisando as possibilidades de utilizar a tecnologia dos softwares e os equipamentos digitais e LED para iluminar a montagem cênica “A Paz e meu Filho” do Coletivo 171.
Professor de Artes, em específico Teatro. Iluminador. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFMA com sua pesquisa voltada para a dramaturgia da luz com forte interesse em produção de material didático para interpretes e não interpretes. Professor de Iluminação do Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM.
Participou dos espetáculos “Cais da Sagração”, “Palita no Trapézio”, “Reza Lenda” (Cia de Teatro Miramundo Produções Culturais), e com os mesmos circulou com o projeto Circo nos Trilhos, onde passaram por 7 (sete) cidades de São Luis – MA até Belém – Pará, seguindo a via ferroviária com espetáculos circenses e oficinas.
Entre outros que iluminou, temos “Beleza e Furia”, “Corpo Quente”, “Entre galinhas e ovos”, “Despertar da primavera”.
Através de projetos de oficinas de iluminação e cenografia produziu na escola CACEM por dois anos consecutivos a “Mostra de Cenas Curtas” fomentando tanto a escola quanto os editais locais com propostas totalmente autorais.