O Circo nos Trilhos – Do Maranhão ao Pará na rota do trem

Ano: 2017

Descrição

O Circo nos Trilhos é um projeto de circulação de repertório (palco e rua) de espetáculos circenses da MiraMundo Produções Culturais de São Luís/MA. A circulação compreende dois Estados (Maranhão e Pará) no perímetro coberto pela Estrada de Ferro Carajás, o que inclui, além das capitais, outras 05 cidades/estações, fazendo uma conexão entre as regiões Norte e Nordeste.

A história da Estrada de Ferro Carajás está atrelada ao descobrimento na década de setenta de reservas minerais (ferro, manganês e bauxita) da Serra dos Carajás na divisa do Maranhão com o Pará. A exploração do minério de ferro, dentre outras riquezas minerais da região levou a construção, nos anos oitenta, da estrada de ferro.  As obras da ferrovia se iniciaram em 1982 e foram finalizadas em 1985, desde então, transporta minérios e pessoas, por 25 localidades entre povoados e municípios, em um itinerário que atravessa os dois Estados.

A estrada de ferro que outrora foi símbolo de riqueza e progresso, não trouxe melhorias e/ou avanços para as regiões atingidas pela exploração do minério. Pelo contrário, comunidades foram desabrigadas, os impactos ambientais são grandes, a prostituição de mulheres ao longo da estrada é uma dura realidade e o IDH dos municípios atravessados pela ferrovia, tanto do Maranhão, quanto do Pará são os mais baixos das respectivas regiões. Uma realidade paradoxal, onde grandes riquezas geram grandes fossos sociais.

Nós da Cia. MiraMundo entendemos que o circo é uma arte milenar que hoje ocupa todos os espaços, cumprindo  além de sua função estética, também uma função social. Assim, seguindo a rota do trem, propomos um projeto de circulação que busca resgatar as origens tradicionais do circo itinerante, que percorre as periferias do mundo em busca de seu público, levando dois espetáculos do nosso repertório (Palita no Trapézio e Atrapalhaças), onde a comicidade feminina é a protagonista, como também, a oficina de comicidade feminina “E a Palhaça Quem É?” para mulheres das comunidades que estão na rota da circulação. Na oficina utilizamos o jogo e as técnicas de palhaçaria para proporcionar o protagonismo das mulheres, instaurando um momento de autoconhecimento e empoderamento feminino.

Desta forma desenvolvemos um projeto pioneiro, criando novos circuitos culturais em regiões onde as artes cênicas não chegam, perfazendo um total de 10  apresentações e 06 oficinas.